Na época de Maria não era comum os homens conversarem com as mulheres, ainda mais anjos! Mas ao chamar-lhe pelo nome e lhe pedir para não ter medo, Maria confiou. E para se confiar, precisa-se crer de todo coração. Uma das coisas mais difíceis de se fazer… Sempre queremos dar um jeitinho, questionar alguma coisa, e ficarmos preocupadas. A reação de Maria já nos mostra porque ela fora escolhida por Deus para trazer Seu Filho ao mundo – ela creu. E você, crê que Ele lhe escolheu também?Nos últimos 21 dias, falamos sobre 20 mulheres citadas no livro ‘A Mulher V‘ de Cristiane Cardoso. E com cada uma, aprendemos pelo menos uma qualidade importante para nos tornarmos mulheres fortes e agradáveis a Deus e aos nossos familiares e amigos. Qual foi a mulher citada que chamou mais a sua atenção? Por quê? Eu vou gostar muito de ler seus relatos aqui e os que me chamarem mais atenção, estarei usando como post do dia.
Maria
“Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, a Quem chamarás pelo nome de Jesus.” Lucas 1:30-31
Lia tinha tudo para ser uma mulher amarga, pois além de ter sido colocada numa situação difícil pelo seu pai, tinha também que lidar com o desprezo de seu marido, e a inveja de sua irmã. Mas foi Lia que Deus escolheu e não sua irmã! A ela Deus deu a maior benção que uma mulher em sua época poderia desejar: FILHOS! Filhos que formariam a nação de Israel.Lia
“Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, concedeu-lhe filhos…” Gênesis 29:31
Você pode não ser a mais querida entre seus irmãos, a preferida entre suas amigas, ou a mais bonita entre suas colegas – o que importa é que Deus a escolheu. Quanto mais desprezada você for, mais Ele lhe fará feliz! Pois Ele honram os desprezados e escolhe os menores para envergonhar os maiores. Não foi isso que aconteceu com Lia e Raquel? Para Deus, Lia era a preferida.
Rute
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigues a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16-17Rute poderia ter escolhido voltar para sua casa, para sua família de origem – pelo menos ali, ela teria apoio financeiro mas não… Rute escolheu ficar com Noemi por causa de sua fé. Ela sabia que com o Deus de Noemi, ela seria amparada de alguma forma e que se ela voltasse para sua casa, talvez nunca mais conseguiria viver aquela fé tão genuína… Rute escolheu Deus acima de sua família, vida pessoal, vida amorosa e sobretudo a própria sobrevivência – eis aí uma mulher que valoriza a sua fé em Deus!
Tamar
“Então ela se despiu dos vestidos da sua viuvez e se cobriu com o véu, e assim envolvida, assentou-se a porta de Enaim que está no caminho de Timnate; porque via que Selá já era homem, e ela lhe não fora dada por mulher. Ao vê-la, Judá julgou que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto.” Gênesis 38:14,15Tamar não agiu como prostituta, quem a julgou assim foi Judá, que até então tinha sido um homem injusto para com ela. Aliás, essa é uma das características dos injustos: eles lhe julgam mal, pois assim como eles se vêem, também vêem as demais pessoas. Mas Tamar foi sábia ao se prevenir contra a injustiça do mesmo mais tarde. Através da atitude de coragem e fé dela, Judá nunca mais foi o mesmo! Podem lhe julgar, podem falar mal de você, mas nunca pague com a mesma moeda pois o seu exemplo tocará nos injustos mas cedo ou mais tarde.
Marta e Maria
“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10:41,42Quando colocamos o Senhor Jesus em primeiro lugar em nossas, as vezes deixando até de fazer muitas coisas importantes, Ele se sente na obrigação de nos defender e honrar.
Maria Madalena
“Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado.” Mateus 28:5Quantas pessoas tem perdido oportunidades de mudança de vida porque vivem a olhar as dificuldades… Para ir à Igreja… ‘hoje está chovendo’, ‘quero descansar nesse feriado’, ‘vou dormir até mais tarde’, ou ‘se meu marido for, eu vou’.
Maria Madalena não viu obstáculos, levantou bem cedo só para ficar mais um pouquinho perto do corpo do Senhor Jesus, mas para sua surpresa… Ele não estava lá!
Ele ressuscitou e ela teve o privilégio de ser a primeira pessoa a vê-Lo após sua morte. Que maravilha!
Esposa de Noé
“Cinge os lombos de força e fortalece os braços.”Provérbios 31:17Obedecendo o mandado de Deus, Noé foi ridicularizado por todos na sua época. Imagina a situação de sua esposa, o que ela ouvia falar de seu marido? Ela precisava acreditar nele e ajudá-lo, permanecendo ao seu lado em todas as situações.
Me indentifico muito com ela, pois passei por situações semelhantes, desde o início quando o meu marido disse que iria largar o emprego e a faculdade para pregar o evangelho até os dias atuais. Precisei dessa força para aguentar todas as injustiças e humilhações. Hoje temos visto as chuvas de bênçãos caindo, e o povo sendo salvo.
Todas as outras candidatas a esposa do rei, levavam consigo alguma coisa que chamasse a atenção do rei. No caso de Ester, porém, não foi a sua beleza, sua inteligência, nem seu sucesso que chamaram atenção do rei e todos quantos a viam, e sim sua simplicidade e a sua fé.
Ester
“Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de todos quantos a viam.” Ester 2:13-15
As discípulas
“Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o Evangelho do Reino de Deus, e os doze iam com Ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.” Lucas 8:1-3Essas mulheres demonstraram o seu amor e gratidão ao Senhor Jesus, se esmerando em providenciar comida e roupa lavada, não deixando que nada Lhe faltasse em suas caminhadas pelas cidades. Sacrificaram seus confortos em suas casas, tão somente para agradarem a seu Mestre. E você amiga, com que habilidade própria tem procurado servir ao Senhor Jesus?
Rebeca
“Então, o servo saiu-lhe ao encontro e disse: Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro. Ela respondeu: Bebe, meu senhor. E, prontamente, baixando o cântaro para a mão, lhe deu de beber. Acabando ela de dar a beber, disse: Tirarei água também para os teus camelos, até que todos bebam.” Gênesis 24:17-19A mulher virtuosa tem o prazer de ajudar e servir, não só os da própria casa como também as outras pessoas. Isso foi o que Rebeca fêz a um estranho, agora imagine que tipo de filha e irmã ela era? Não foi a toa que Deus a escolheu para ser esposa de Isaque!
Raabe
“Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.” Josué 6:25O mais bacana sobre a história dessa mulher é que ela creu que Deus olhava para ela com outros olhos, diferente de todos ao seu redor. Mesmo sendo uma prostituta até então, Ele poderia mudar o rumo de sua vida se ela simplesmente cresce. E foi o que ela fez! E porque ela creu, ela fez o que fez pelos mensageiros de Josué. E sabe o quê mais? Ela se casou com um homem de Deus e de sua descendência veio a linhagem do Rei Davi e do Senhor Jesus – que honra! Deus não olha para quem você foi até hoje, ele olha para quem você crê que pode ser a partir de hoje.
Abisague
“Então, lhe disseram os seus servos: Procure-se para o rei, nosso senhor, uma jovem donzela, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei, nosso senhor, se aqueça.Procuraram, pois, por todos os limites de Israel uma jovem formosa; acharam Abisague, sunamita, e a troxeram ao rei. A jovem era sobremaneira formosa; cuidava do rei e o servia, porém o rei não a possuiu.” 1 Reis 1:2-4Depois de tantas esposas em seu palácio, Davi ficou só em sua velhice. Não é a toa que a Palavra de Deus faz questão de mencionar esse pequeno detalhe, que poderia ter sido omitido da história de Davi. Tiveram que achar uma jovem para cuidar do rei… fiquei me perguntando, será porque uma jovem e não uma mulher? E por que não uma de suas esposas?
Porque a jovem tem espírito novo, carrega consigo sonhos e desejos para o futuro, e sua alegria e prazer de viver contagia os mais velhos… Davi precisava de alguém que não seria mais um peso em suas costas e sim um alívio. Assim também muitos maridos estão carentes mas suas esposas não tem sido esse refresco da alma e sim um verdadeiro poço de cal – só sabem criticar e reclamar.
Eva
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” Provérbios 14:1A vida maravilhosa que Eva levava no Jardim do Éden não foi suficiente para controlar a sua curiosidade e com o seu jeitinho peculiar levar o seu marido a pecar. O poder de influência da mulher é realmente assustador, pois com uma só palavra ou atitude, levanta ou derruba tanto seu marido como seus filhos. Ah se todas as mulheres tivessem mais consciência desse poder e investissem mais na sabedoria do falar e agir…
Sunamita
“Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.” 2 Reis 4:9-10
A iniciativa de preparar tudo foi dela e não de seu marido, ou
seja, mesmo tendo todo o seu trabalho doméstico diário, ela não se
importou em fazer mais. Hoje, nem para os próprios familiares, muitas
mulheres querem fazer, imagine para um homem de Deus!
Abigail
“Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse…” 1 Samuel 25:32 – 35Eis um exemplo de uma mulher forte, que diante de tantos erros e pecados de seu marido, não se juntou a ele nem fez para com ele o que ele fazia para com ela. Uma mulher justa e temente a Deus, que através de sua prudência, salvou sua casa da morte. Ela não impôs o seu jeito ao seu marido, embora que ele estivesse errado, e Deus a honro.
Sulamita
“O Seu falar é muitíssimo doce; sim, Ele é totalmente desejável. Tal é o meu Amado, tal, o meu Esposo, ó filhas de Jerusalém.” Cantares 5:16A sulamita amava e apreciava seu marido nas pequenas coisas, até mesmo o seu falar. Apreciar é um gesto de amor que muitas mulheres tem deixado a desejar. São facilmente impulsionadas a criticar tudo e qualquer coisa que não sai do jeito delas, deixando assim de enxergar as próprias bençãos em suas vidas. Quantas mulheres casadas reclamam de seus maridos deixarem a toalha molhada na cama enquanto que quando solteiras, juravam amores por ele, ao ponto de ir até mesmo contra a própria família para se casar com ele… a Sulamita não tinha medo de apreciar e por isso, era muito apreciada também.
Essa era uma dona de casa muito ocupada, com os afazeres de esposa e mãe, que ainda servia a Deus. Mas devido a sua espiritualidade, também conseguia servir a Deus e não deixar a peteca cair em casa. Esse é um dos sinais da verdadeira espiritualidade: disciplina. Só assim, a mulher se deixa ser usada por Deus, tanto em casa como fora, inclusive, todos querem andar ao seu lado!Débora
“Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.” Juízes 4:4-5
Ana
“Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na Tua salvação. Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de Ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.” 1 Samuel 2:1-2Ana só conseguiu seu sonho realizado quando ela finalmente reconheceu que este tinha que reconciliar com o sonho de Deus. Quando decidiu sacrificar o próprio sonho para Deus como oferta, O agradou e não só teve seu sonho realizado uma vez, mas várias outras vezes, além de ter o privilégio de ser mãe de um dos profetas mais usados por Deus em sua época.
Viúva de Sarepta
“Garanto-te, pelo Senhor teu Deus, que não tenho um só pedaço de pão em casa. Tenho apenas uma mão-cheia de farinha e uma pequena porção de azeite no fundo dum jarro. Estava justamente a juntar alguns pedaços de lenha para cozinhar a minha última refeição, e depois deixar-me morrer de fome, com o meu filho.” 1 Reis 17:12Numa época quando a viúva vivia de favores, essa de Sarepta foi honesta e obediente à palavra de um homem de Deus. Isso diz muito a respeito do tipo de fé que ela tinha. Se ela era capaz de ser honesta em meio a tanta miséria e ainda dar ouvidos à voz de um homem de Deus, imagine como trataria a Deus?! O que ela não sabia é que Deus já a havia escolhido, antes mesmo de Elias chegar até sua casa. Ele já havia ouvido suas orações e visto sua situação difícil. Sua resposta viera como um teste que ela teria que passar. Assim também acontece com todas nós, sempre que pedirmos, temos que estar prontas para passar o teste da resposta de Deus, pois muitas têm sido reprovadas por deixarem oportunidades de ouro passar.
Jael
“Então Jael, mulher de Heber, tomou uma estaca da tenda e, levando um martelo, chegou-se de mansinho a ele e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra; pois ele estava num profundo sono e mui cansado. E assim morreu.” Juízes 4:21Não, não estamos falando de uma assassina. Jael foi a mulher que Deus usou para vingar o seu povo. O homem que ela ‘assassinou’ era comandante do exército inimigo de Israel. Interessante que ele não ficou lutando até a morte juntamente com os seus soldados, mas fugiu e covardemente, pediu uma mulher para escondê-lo em sua tenda. Só que Jael não era uma qualquer, ela temia a Deus e não teve medo de fazer o que tinha que ser feito contra o inimigo de Senhor. Hoje, muitas mulheres vêem coisas erradas e por muito menos, temem mais as pessoas do que a Deus, não fazem o que tem que ser feito em prol de Sua Obra.
