Você é um artista e não sabe?

Fomos criados para nos expressar e criar – a isso chamamos arte, e foi Deus Quem colocou essa capacidade no homem. Artes cênicas, artes plásticas, música, literatura, cinema, dança, moda…
Às vezes ela é temida e ignorada por ser associada somente à futilidade, ao que é artificial e enganador. Infelizmente, é comum vermos muita coisa feia e de péssima qualidade sendo taxada como excelente.
Mas o significado da palavra artista é abrangente, e vai além dos segmentos classificados.
Por exemplo, vejo Deus como o Artista Magistral, detentor de todos os talentos e de uma criatividade sem igual. Você não precisa ir a um museu contemplar obras de arte, experimente olhar pela janela e veja o prelúdio, o crepúsculo, a chuva, a neve, as estações do ano, a vegetação, os seres vivos, o firmamento e todos os astros celeste.
Um Deus especialista na arte de se relacionar. Ele sabe lidar com diferentes pessoas, mesmo as mais difíceis. Tem a maior de todas as habilidades, que é conquistar corações, como um dia Ele conquistou o nosso.
Um Deus que deixou Seus pensamentos escritos, a Bíblia, como uma linda carta para nós, contendo vários gêneros de literatura.
Um Deus que criou tudo por meio de Sua Palavra, e somente quando desejou fazer uma obra parecida Consigo mesmo colocou a mão na massa, digo, no barro e moldou o homem. Somos Sua Obra de arte mais valiosa, por isso destinados à Salvação. Qual artista gostaria de perder sua obra-prima?
No passado, dois artistas tiveram grande contribuição na construção do Tabernáculo: Bezalel, habilidoso para trabalhar com metais, pedras e madeiras, e o seu companheiro Aoliabe, um especialista em tecidos. Juntos fizeram o pedido de Deus se transformar em realidade (Êx 38).
O rei Davi também se manifestou artisticamente. Era músico e compositor. Louvava com sua harpa simples e levou muitos outros a também adorar com a música. Ao transportar a Arca da Aliança, estava tão feliz que dançava e cantava no meio do povo. Os Salmos, inspirados por Deus e oriundos da sua íntima comunhão com Ele, são verdadeiras poesias.
O homem nasceu para se expressar, e o mundo tem sede de arte. As empresas de entretenimento descobriram isso, e hoje temos uma avalanche de ofertas. Mas cada um promove, faz ou é devoto daquilo que gosta.
Infelizmente, hoje a música e o cinema são os que mais distanciam as pessoas de Deus.
Hollywood dita regras e impõe comportamentos por causa de seus roteiristas, diretores e atores. E onde estão homens e mulheres comprometidos com Deus, com talentos para fazer muito mais e melhor? Precisamos ampliar a visão e sair da acomodação para exercermos a influência que salva.
Aproveitamos mal nossos dons; podemos evangelizar, estimulando o pensamento de forma criativa que desperta a atenção, como por exemplo C.S. Leweis, conhecido escritor cristão, que contribuiu ao escrever o livro “As Crônicas de Nárnia”, sem cunho religioso, mas com uma mensagem valiosa. Seu livro foi transformado em um filme de sucesso. Nossas crianças e adolescentes têm falta de uma boa literatura, bem ilustrada, que transmita mensagens que os ajude a fazer boas escolhas.
Viu como as minisséries bíblicas têm alcançado o Brasil? Temos na Bíblia e na Igreja histórias lindas, prontas para serem transformadas em livros, músicas, filmes, espetáculos e telas. Mas, onde estão nossos talentos? Isolados e escondidos atrás de tanta religiosidade que o mundo sequer os enxerga.
Quantas pessoas talentosas como Bezalel, Leweis, Rembrandt, Mozart, Steve Jobs… temos na Igreja e não nos damos conta?
Quando uma pessoa é de Deus, tudo que ela faz tem o brilho Divino, mesmo que seja secular. Tudo se torna 100% espiritual.
Imagine como a sociedade poderia ser diferente se, ao abrirmos uma revista de moda, encontrássemos uma roupa decente? Ao ir ao cinema não precisássemos ter vergonha de uma cena?
Assuma o compromisso de ser excelente no que faz para você fazer para Deus.
Se cozinha, seja uma artista da culinária; se é uma manicure, faça sua obra de arte nas unhas de suas clientes; se é um atendente, seja o mais gentil… enfim, seja um artista no que você se propõe a fazer.
Mas, um alerta: não pense em se exibir com o talento que tem, como um quadro na galeria de arte. Toda honra e glória deve ir diretamente para o Alto.
Não conseguimos separar a arte da vida, afinal, como dizem: viver é uma arte!
Me perdoem pelo longo texto, mas parabéns por chegar até aqui, rs. E agora, que tal se vocês escrevessem